Biografia

Michael Christopher Sheen (nascido em 05 de fevereiro de 1969) é ator Gales de filmes e teatro. Tendo trabalhado com o roteirista Peter Morgan, em cinco filmes, Sheen tornou-se conhecido por seus retratos de figuras conhecidas do público: Tony Blair em The Deal, The Queen (A Rainha), e The Special Relationship, David Frost na versão de produção teatral e cinematográfica de "Frost / Nixon", e Brian Clough em The Damned United (Maldito Futebol Clube). Ele também desempenhou o Lycan Lucian nos três filmes do Underworld (Anjos da Noite), o vampiro Aro em A Saga Crepúsculo: Lua Nova, e mais recentemente, o papel de Castor de Tron: Legacy (TRON: o legado).

Início da vida

Foi oferecido para Sheen um lugar como jogador no Arsenal FC, depois de ser descoberto pelo pai de Tony Adams, durante umas férias em família na Pontin na Ilha de Wight, mas optou por seguir uma carreira de ator em seu lugar. Ele lembrou: "Eu estava usando um kit de Swansea, no momento, assim que todos me chamavam de Swansea, o que eu odiava. Tony Adams estava jogando contra mim e eu fiz gols, algumas vezes, então eu devo ter feito uma boa impressão.". Optando por não jogar no Arsenal, que teria significado a família deixar Port Talbot e ter de ir para Londres, ele perdeu o interesse no futebol. Michael nasceu em Newport, País de Gales, para Irene e Meyrick Sheen. Ele tem uma irmã mais nova, Joanne. Quando Sheen tinha cinco anos, a família se mudou para Liverpool. Ele voltou para casa de seus pais de Port Talbot, País de Gales, três anos depois, onde ele freqüentou Glan Afan Comprehensive School e jogou futebol pelo clube Baglan.

Sheen se interessou pelo teatro, tanto através do estudo da escola como pelo fato de seus pais serem membros do grupo local amador dramático, o que resultou em Sheen aderir ao West Glamorgan Juventude teatro, onde foi contemporâneo do escritor Russell T Davies. Depois de sair da escola, Sheen aceitou um lugar para estudar atuação no National Youth Theatre de Gales em Cardiff e em seguida estudou na renome internacional Royal Academy of Dramatic Arts.


Carreira

Lucian (Underworld: Rise Of Lycans)
Durante seu segundo ano na RADA ele marcou seu primeiro papel como protagonista, ao lado de Vanessa Redgrave em quando ela dançava. Sheen logo se estabeleceu como um dos talentos mais promissores na cena teatral, nomeadamente como Mozart em Amadeus, que foi encenada no Old Vic Theatre e dirigido por Sir Peter Hall. Ele reprisou esse papel na Broadway.

Sua estréia na tela da televisão veio em 1993 na série de drama da BBC, Gallowglass (baseado no romance de Ruth Rendell),

Em seguida, ele ganhou papéis em filmes de Wilde (1997), no qual interpretou Robert Ross. No entanto, ele se manteve basicamente um ator de teatro, tendo estreado em produções de alto perfil de Henry V, Peer Gynt, The Dresser, Calígula e Look Back in Anger, entre outros.

Em 2003, ele apareceu com Kate Beckinsale no filme de ação gótico Underworld como o lobisomem Lucian. Salão crítico Andrew O'Hehir comentou que, embora o filme "... ser inteiramente exagerado ... Shane Brolly e Sheen parecem ter sido selecionados por seus talentos nesse sentido." Sheen também apareceu com Beckinsale na estréia da temporada de sete Punk'd.

Ele rapidamente ganhou uma reputação para interpretar personagens da vida real. Ele interpretou Tony Blair no Channel 4 drama The Deal, no filme A Rainha e em The Special Relationships. Ele também fez Kenneth Williams em Fantabulosa! na BBC Four, de HG Wells em HG Wells: A Guerra com o Mundo na BBC Two, e em 2006, ele interpretou o imperador Nero na BBC em Roma Antiga: A Ascensão e Queda de um Império.

Em 2005, no British Academy Television Awards, Sheen foi nomeado para Melhor Ator por sua performance no drama de TV, Dirty Filthy Love, no qual ele interpretou um homem com transtorno obsessivo-compulsivo. Em 2007, ele recebeu duas indicações ao BAFTA, desta vez de Melhor Ator Coadjuvante em um filme, por sua atuação em A Rainha, e de Melhor Ator de Televisão, por seu papel em Fantabulosa, mais uma vez, ele foi mal sucedido em ambos os casos.

Mais tarde naquele ano, ele interpretou David Frost na produção aclamada pela crítica Donmar Warehouse de Peter Morgan Frost / Nixon, que mais tarde foi transferido para o teatro Gielgud, antes de ir para a Broadway em 2007. Ele reprisou o papel na adaptação do filme de 2008 dirigido por Ron Howard.

Em 2007, ele leu o romance de Paulo Torday da pesca do salmão no Iêmen, na BBC Radio 4's Book na hora de dormir. No mesmo ano, Sheen foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Em 02 de outubro de 2007, foi anunciado que Peter Morgan estava trabalhando em uma continuação de A Rainha, e que Sheen reprisou seu papel como Tony Blair em The Special Relationship.

Em janeiro de 2009, ele voltou ao papel de Lucian em Underworld: Rise of the Lycans, o terceiro lançamento da série de filmes Underworld e prequel do filme original de 2003.

Em março de 2009 Sheen interpretou Brian Clough para aclamação da crítica na adaptação de Peter Morgan fez do romance de David Peace, The Damned United (Maldito Futebol Clube), com base no período de 44 dias Clough está no comando do Leeds United. No mesmo ano, ele co-estrelou como o vampiro Aro no segundo filme da série Crepúsculo, Lua Nova, lançado em 20 de novembro. Ele foi a "estrela em um carro com preços razoáveis" sobre o 22 de novembro, 2009 edição do Top Gear.

Novembro 2009 também viu o lançamento do DVD Michael Sheen apresenta You're The Boss, uma comédia/documentário celebrando os gerentes do jogo e os altos e baixos da gestão do futebol.

Aro Volturi (Lua Nova)
Em 2010, Sheen apareceu no filme de Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, com Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway. No mesmo ano, ele também teve um pequeno papel no filme independente britânico Minhas Cinco Ex-Namoradas; co-estrelou em Impensável, terror americano, ao lado de Samuel L. Jackson e Carrie-Anne Moss, e estrelou a terceira parcela Blairtrilogy Peter Morgan , The Special Relationship co-estrelado por Dennis Quaid como o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e Hope Davis como Hillary Clinton. Mais tarde naquele ano, ele também foi visto na continuaçã da ficção cientifica da Disney,Tron: o Legado e em Beautiful Boy, um filme independente por Shawn Ku.

Sheen fez uma aparição em quatro episódios da 4 ª temporada de 30 Rock, da NBC como Wesley Snipes, um interesse amoroso para a protagonista Liz Lemon interpretada por Tina Fey.

Em Julho de 2010, Sheen filmou uma edição da série de TV da BBC do País de Gales, Coming Home, que destaca as celebridades com raízes galês explorando sua história familiar. O programa foi transmitido em 24 de novembro de 2010 na BBC One País de Gales (também disponível em vários serviços de satélite).

Em agosto de 2010, Sheen interpretou um personagem Garry Kasparov em um tipo de vídeo para a música do Manic Street Preachers "(It's Not War) Just the End of Love", contracenando com Anna Friel.

Em 2011, Sheen deve ser visto no filme "Jesus Henry Christ" com Toni Collette, o filme de Woody Allen Midnight em Paris, e é ajustado para star na adaptação cinematográfica de Resistência, baseado no romance Sheers Owen com o mesmo nome, tendo co-escrito o roteiro com o diretor Amit Gupta.

Sheen também é definido como uma estrela criativa encenando um jogo de paixão em sua cidade de Port Talbot durante a Páscoa. Isto está sendo feito em um filme e está a ser dirigido por Dave McKean. Ele irá, posteriormente, retornar ao palco para desempenhar o papel de Hamlet no Young Vic Theatre, em Outubro de 2011. A peça será dirigida por Ian Rickson.

2012 verá Sheen como Aro retorno, na segunda parte de Breaking Dawn, adaptação do quarto livro da saga Crepúsculo.


Vida pessoal

Michael e a atriz Kate Beckinsale tem uma filha, Lily Mo Sheen, nascida em 31 de janeiro de 1999. Seu relacionamento de sete anos terminou quando, durante as filmagens de Underworld (em que ambos os favoritos), Beckinsale o deixou pelo diretor do filme, Len Wiseman, com quem ela então se casou.

Sheen viveu por um tempo nos Estados Unidos, com Kate Beckinsale, mas desde que seu relacionamento acabou, ele agora divide seu tempo entre Londres e Los Angeles, co-parentalidade sua filha. Sheen, em seguida, começou a sair com a bailarina Lorena Stewart a partir de 2003, que ele conheceu enquanto assistia sua prima Caroline Sheen se apresentar no Teatro Nacional. Depois que o relacionamento se desfez em 2010, Sheen começou a namorar a atriz canadense Rachel McAdams.

Em 15 de julho de 2008, Sheen foi concedido a liberdade do bairro de Neath Port Talbot, fazendo dele uma das pessoas mais jovens a receber a homenagem e colocá-lo entre um grupo seleto de pessoas, incluindo Sir Anthony Hopkins.

Sheen foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) em 2009. Ele foi chamado de Ator do Ano em revista GQ Men's 2009 das concessões do ano.

Michael Sheen capitaneou a vitória da equipe do Mundo contra uma equipe da Inglaterra em 2010 Soccer Aid, uma partida beneficente britânica para a UNICEF do Reino Unido. Ele é um dos padroeiros de Honra da caridade das crianças de Londres Cena & Heard. Mark Jones, o Gerente de Port Talbot Town FC anunciou que ofereceu a vice-presidência do clube para Sheen e ele aceitou.